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NOVEMBRO AZUL NA SUA EMPRESA: COMO MONTAR UMA CAMPANHA EFETIVA?


Foto da equipe GP reunida, onde todos se vestem de azul em apoio a Campanha Novembro Azul.


O novembro azul é um movimento focado no cuidado e atenção à saúde da próstata, muitas vezes posta de lado, por conta de preconceitos associados às visitas ao médico e exames de prevenção. Como empresas, possuímos um papel fundamental na propagação do movimento. É necessário se sensibilizar, abraçar a causa e pesquisar estratégias de atuação dentro de nossa empresa, para que o alcance da campanha chegue até nossos colaboradores, e mais do que isso, se amplie para além deles.


Não podemos permitir que preconceitos ligados à realização dos exames, sejam mais importantes que as vidas postas em risco pela doença. Nenhum homem está imune ao câncer de próstata. Quando nossa sociedade não prepara esses indivíduos para entender e acolher suas vulnerabilidades, o cenário diante um diagnóstico pode

ser ainda mais complicado.



O QUE É O CÂNCER DE PRÓSTATA?

Durante toda nossa vida, nossas células se multiplicam, substituindo as antigas por novas. Em alguns casos, pode acontecer um crescimento descontrolado de células, formando tumores que podem ser benignos ou malignos (câncer). Em alguns casos, o câncer de próstata cresce lentamente e não chega a dar sinais durante a vida, nem a ameaçar a saúde do portador. Em outros, pode crescer rapidamente e até mesmo causar a morte. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que a estimativa é que haja 65.840 novos casos por ano entre 2020 e 2022.



QUAIS OS FATORES DE RISCO?

Nenhum homem está imune ao câncer de próstata, sobretudo aqueles com mais fatores de risco, como o consumo de álcool e o tabaco.

  1. HISTÓRICO FAMILIAR: Pessoas com próstata cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos.

  2. SOBREPESO E OBESIDADE: Estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em PESSOAS com peso corporal elevado.

  3. IDADE: O risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez pessoas diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.



COMO RECONHECER OS SINAIS DO CÂNCER DE PRÓSTATA?

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas, porém, quando apresenta, os mais comuns são os citados abaixo! Na presença de sinais, é recomendada a realização de exames para investigar o câncer de próstata.

  1. Sangue na urina;

  2. Diminuição do jato;

  3. Dificuldade ou dor ao urinar;

  4. Necessidade de urinar fora no normal.


É POSSÍVEL PREVENIR O CÂNCER DE PRÓSTATA?

Adotar práticas saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Abaixo disponibilizamos alguns exemplos de atitudes simples, que podem ser incorporadas ao dia-a-dia.

  1. Ter uma alimentação saudável;

  2. Praticar atividade física;

  3. Não fumar;

  4. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.



A IMPORTÂNCIA DE EXTINGUIR ESTERIÓTIPOS:

São diversos os estereótipos que envolvem a realização dos exames de prevenção. Baseados em um padrão de masculinidade irreal, definem características para que um indivíduo seja considerado "homem de verdade". Esse "homem de verdade" é aquele forte fisicamente, que não demonstra sentimentos e pouco se importa com sua saúde mental e física.


E COMO AUXILIAR?

1.A pessoa é sua familiar ou amiga? Busque construir uma conexão saudável com ela, mostre-se presente;

2.Incentive a mesma a participar de grupos, atividades, reuniões familiares;

3.Seja uma figura de confiança, com quem ela possa expressar seus sentimentos sem sentir-se julgada;

4.Questione e corrija pessoas e locais com atitudes preconceituosas, ou que reforçam estereótipos.


ABAIXO SEGUEM ALGUMAS DICAS DE COMO PROMOVER A CAMPANHA EM SUA EMPRESA:

  • Palestras com médicos ou profissionais da área para conscientização dos colaboradores;

  • Organizar uma estratégia de arrecadação de recursos para realizar uma doação às instituições que tratam da doença;

  • Criar flyers informativos com locais para realização de exames e informações importantes sobre a doença;

  • Estimular a prática de exercícios físicos a partir da criação de uma lista de exercícios simples, que podem ser praticados durante o expediente;

  • Oferecer plano de saúde, apoio, ou recomendar locais gratuitos para realização dos exames de diagnóstico;

  • Planejar desafios criativos e que possuam alguma premiação no final, como forma de engajar os colaboradores no movimento.


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