Contrate pelo comportamental e Desenvolva a técnica!


Recursos humanos

Trabalhe a seleção da sua empresa baseado no perfil comportamental e diminua o turnover.



Há muitos profissionais qualificados tecnicamente no mercado de trabalho, mas o controle emocional deve ser um pré-requisito na hora de contratar. As empresas procuram sempre por profissionais com currículos sólidos e anos de experiência no mercado. Entretanto, os setores de Recursos Humanos estão mudando nesse aspecto.


O seu negócio entra em risco no momento em que você ignora a saúde dos relacionamentos dos seus colaboradores. Saber quem está ao seu lado completando o seu time, é fundamental para ter sincronia no trabalho. Para cada empresa, existe um perfil de colaborador.


No cenário que se vinha trabalhando, ocorria um turnover muito grande dos colaboradores, pois tinham a técnica, mas não sabiam trabalhar em equipe, ou lidar com a pressão da rotina do trabalho. Atualmente, os recrutadores procuram por pessoas com forte inteligência emocional para os cargos em aberto, como trabalho em equipe e respeito ao próximo.


Está cada vez mais difícil contratar pessoas sem levar em consideração o perfil comportamental. O ser humano nasce com uma base comportamental condicionada, seja pela educação e valores que recebemos de nossos pais e professores, ou pelas questões culturais.


Os recrutadores desenvolvem dinâmicas durante as seleções em que são capazes de avaliar os candidatos como um conjunto entre técnico e emocional, a fim de encontrar a melhor pessoa para solucionar a demanda da empresa.


Uma das técnicas utilizadas durante as seleções é o Assessment. Por meio dele, é realizado a análise do perfil comportamental do candidato em relação a vaga da empresa. Para que ele supra não apenas o lado técnico, mas também esteja alinhado com a missão, visão e valores do seu negócio. Dessa forma, o colaborador se sente ativo no empreendimento e tem mais incentivo no trabalho, assim como rende mais com sua equipe.


Com a análise de Assessment, são efetuados relatórios precisos e facilmente compreendidos, fundamentado em diversas teorias que irão apontar objetivamente o que a sua empresa mais precisa e quem é o candidato mais adequado para o cargo.

Valores emocionais como: sociabilidade, adaptação e flexibilidade são características consideradas durante uma seleção, assim como controlar impulsos e saber lidar com frustrações.


A sociedade atual privilegia a produção de ideias, e não apenas a produção técnica. As organizações estão se conscientizando de que é muito mais produtivo ter um profissional alinhado ao perfil e estratégias da empresa, do que um engessado a técnicas que podem ser aprendidas ao longo do tempo.


O mercado moderno está atendendo a nova realidade, e os recrutadores estão levando em consideração a permanência dos profissionais no ambiente de trabalho.

Não se atentar para essas características compromete o funcionamento da equipe de trabalho e o setor, assim como a atuação profissional da pessoa. Portanto, não devemos engessar o processo de contratação em técnicas, mas levar em consideração a experiência emocional do candidato.


As habilidades comportamentais estão se tornando prioridade. É essencial que haja compatibilidade entre os valores pessoais dos colaboradores e os princípios sólidos da empresa contratante. Analisar apenas o currículo se tornou insuficiente, é necessário um grau de humanização na fala do entrevistado que se alinhe com o pensamento e desejo da empresa.


O Assessment realiza o diagnóstico cultural do candidato, assim como da sua empresa. Essa é uma das técnicas mais avançadas de seleção no mercado atual. Na GP Temporários e Recursos Humanos, nós utilizamos essa ferramenta em nosso rol de serviços para um recrutamento e seleção de alta performance.


Selecione cargos estratégicos por meio do Assessment.

Entre em contato para saber mais!


Posts Em Destaque
Posts Recentes