QUAL É O PAPEL DO RH EM TEMPOS DE CRISE?
O novo coronavírus trouxe um cenário totalmente diferente para a convivência social, afetando também os ambientes corporativos e rotinas de trabalho. Os novos hábitos diários agora englobam uma rotina muito mais rígida de higienização além do isolamento social.
Buscando evitar a proliferação do vírus Covid-19, muitas medidas relacionadas aos espaços que antes eram livremente compartilhados, foram tomadas. Com isso as empresas passaram por mudanças significativas para se adequar a estas medidas de distanciamento e isolamento social.
Mudança dentro das empresas
O cenário de nebuloso que todos estão inseridos reflete diretamente nos ambientes organizacionais, com isso os profissionais de rh em tempos de crise assumem um grande desafio ligado diretamente ao comportamento das pessoas.
A preocupação dos funcionários com as incertezas sobre o futuro da empresa, os ruídos de comunicação interna provocados pelo distanciamento, a adaptabilidade das pessoas ao home-office são algumas dificuldades que precisam ser muito bem administradas dentro das empresas.
Para garantir mínimo de estabilidade em meio a tantas inseguranças o rh em tempos de crise vem buscando novas estruturas e modelos para gerir a nova rotina. E estas mudanças adotadas pelo setor certamente serão uma tendência a ser adotada no período pós pandemia.
O cenário atual do RH em tempos de crise
Uma empresa não é feita de número, gráficos e metas, mas sim de pessoas, são elas que promovem e executam as ações que geram o faturamento dentro de uma organização. E em momentos difíceis pessoas sofrem com ansiedade, e insegurança, evidentemente em tempos de crise esses sintomas ficam ainda mais evidentes.
Os frequentes desligamentos de funcionários em várias empresas ao redor do mundo, aumentam ainda mais a incerteza do profissional dentro da empresa, afetando o emocional e diminuindo a produtividade.
É importante que a gestão de rh em tempos de crise conheça muito bem os colaboradores para entender suas tendências de comportamentos, e compreender suas ações em momentos de crise.
A gestão que consegue ter este conhecimento sobre seus colaboradores principalmente em estudos apoiados em dados, consegue ter intervenções mais assertivas e resultados positivos mais profundos em um momento de crise.
A partir do momento que o RH assume essa posição de se colocar disposto a amenizar os efeitos negativos que uma crise provoca no comportamento das pessoas dentro da organização, ele não poderá voltar atrás.
Investir em tecnologias de gestão e comunicação é essencial para que o RH continue se fazendo próximo do profissional em meio ao isolamento social. Com isso o gestor também consegue manter sua autoridade para conversar e manter um canal aberto com as lideranças.
Portanto esta mudança no cenário do RH em tempos de crise promove uma autonomia ainda maior e liderança mais presente. Estudos comportamentais pautados em dados, tecnologias de gestão e comunicação, cultura organizacional de fato são aspectos que estão tomando um espaço ainda maior e vieram para ficar mesmo no pós-pandemia.
O RH renovado no pós-pandemia
É fato que sempre que vamos tomar uma decisão procuramos por estudos ou referências que pautam nossas tomadas de decisões. No entanto o que é bom para uma empresa pode não ser bom ou efetivo para outra. Por isso é preciso conhecer muito bem o seu negócio para não tomar decisões que possam ao invés de ajudar a organização, atrapalhar ainda mais em um momento difícil.
Muitas empresas estão adotando a prática do home office para continuar com suas entregas dentro dos prazos e dar continuidade nos projetos. No entanto existem culturas organizacionais que não permitem que esta prática continue após a pandemia, devido a queda na produtividade. Em contrapartida existem empresas que nunca tiveram esse tipo de prática adotada e estão percebendo que o home office aumentou a produtividade dos profissionais.
Comments