O mercado de trabalho e a Pandemia


Recursos humanos

O ano de 2020 foi de muitas mudanças no panorama mundial, e essas transformações ainda persistem em 2021. No setor econômico esse cenário não poderia ser diferente.


A pandemia do coronavírus promoveu transformações profundas no mercado de trabalho e nas formas de contratação de serviços. O empresário foi obrigado a repensar o seu negócio para sobreviver, ou até mesmo para crescer em meio as diversidades que a pandemia apresentou a todos no mercado nacional e internacional.


Independe do cargo e área de atuação, diversas foram as empresas e funcionários que precisaram se especializar na área de Tecnologia da Informação (TI). A ideia de sistemas integrados, automatização e home office, vieram para ficar e mudar a forma como trabalhamos.


Os investimentos em tecnologia devem continuar em crescimento exponencial, assim como as aplicações em equipamentos para sustentar essa nova demanda do mercado digital.


Outro fator relevante de mudança durante esse novo cenário, é modo como as empresas realizam as seleções de novos candidatos e a contratação.


As seleções passaram a ser realizadas de forma online, com entrevistas, provas, formulários e vídeos. O Departamento de Recursos Humanos foi um setor que precisou se adaptar rapidamente a essas mudanças para acompanhar as necessidades do mercado de trabalho e suprir as demandas das empresas.


A contratação também mudou, os Contratos Temporários garantem mais segurança às empresas em meio a um momento ainda instável economicamente. Assim como, possibilitam com mais facilidade a contratação de pessoal, com redução nos encargos trabalhistas e tranquilidade às empresas, que não ficam amarradas a um sistema burocrático, com altos encargos trabalhistas - incondizentes com a realidade atual. Ganhando assim, as empresas, para suprir suas necessidades, com mais segurança e menor custo e os trabalhadores que garantem sua recolocação no mercado de trabalho e sustentabilidade em tempos difíceis.


Essa nova forma de trabalho chegou para ficar. A pandemia não apenas mudou a forma como trabalhamos, mas como vemos o mercado e a contratação de pessoas. Medidas que reduzem e evitam situações de aumento nos custos de contratação de pessoal são ações bem-vindas.


A nova realidade, unida a tecnologia, chegou para reformular o sistema mercadológico. As empresas precisarão se modernizar, a fim de se manterem atuantes no mercado, assim como para a seleção e captação de pessoas. Desta forma, às empresas devem continuar a encontrar caminhos alternativos e inovadores que atendam a nova dinâmica do mercado.

Posts Em Destaque
Posts Recentes