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Conheça algumas ferramentas indispensáveis para comunicação interna empresarial

O sucesso de uma empresa não depende somente de uma boa gestão ou de práticas empresariais diferenciadas. Ao contrário do que alguns empresários pensam, um fator decisivo para o bom gerenciamento de um negócio é ter boa comunicação interna. É comum que isso seja negligenciado ou deixado de lado por diferentes tipos de empreendedores, que desconhecem o fato de que é fundamental haver uma boa comunicação dos planos, metas e objetivos de uma empresa. Caso não haja uma comunicação efetiva, pode ser que essas metas não sejam percebidas por todos e, por consequência, não sejam alcançadas.

Pensando nisso listamos algumas ferramentas indispensáveis para comunicação interna empresarial. 1. E-mail.

O e-mail é, ainda, um dos meios mais comuns e utilizados para a comunicação empresarial. Ele aparece como uma forma rápida e barata de se comunicar com colaboradores, porém, muitas vezes pode ser ignorado, devido ao grande número de mensagens recebidas ou pela falta de verificação por parte do funcionário.

Em alguns casos, quando não há um programa que permita o acesso à informação por toda a empresa, ele pode não ser repassado a todos os interessados.

2. Intranet.

Uma alternativa interessante para as falhas que podem ocorrer com o uso do e-mail, inclusive, é a criação e utilização de um sistema intranet. Entretanto, além de ter um valor mais alto, a intranet necessita constantemente de atualizações. A intranet não deve ser utilizada como única forma de comunicação, mas sim em complemento a outras ferramentas utilizadas pela empresa. 3. Newsletter.

A utilização de uma newsletter ou ainda de um periódico com as principais informações sobre a empresa, como processos, alterações no quadro funcional, entre outras, poderá ser feita de forma manual, o que pode gerar impactos nos custos e também no que diz respeito ao meio ambiente. No caso de newsletter virtual, existe a diminuição dos custos com impressão. Porém, pode ser que nem todos os funcionários recebam ou leiam seu conteúdo. Para incentivar a abertura e leitura, é preciso envolver os funcionários, colocar testemunhos e mensagens motivacionais. É preciso demonstrar ao funcionário a importância de sua participação. 4. Caixa de Sugestões. Já que a ideia é envolver os funcionários, que tal utilizar uma caixa de sugestões? Ela demonstra o quanto a empresa se preocupa e quer saber a opinião dos funcionários, além de permitir que todos mostrem o que pensam, compartilhando suas sugestões. O teor das sugestões nem sempre é positivo e, por isso, a empresa deve criar uma política para avaliar bem essas ideias, já que nem sempre elas são viáveis. 5. Guias e manuais para novos funcionários.

Os guias para novos funcionários podem ser utilizados como uma excelente ferramenta para uma comunicação inicial, que permita ao novo colaborador se sentir integrado ao ambiente de negócios. Mas conforme o próprio nome diz, esses guias são utilizados somente na recepção dos funcionários. Portanto, é preciso que eles sejam aliados a outras ferramentas, para que os funcionários sejam orientados sobre outros aspectos importantes ao longo de sua trajetória na empresa. 6. Rede Social Corporativa

Com o uso dessa solução, é possível aperfeiçoar o desempenho organizacional e aumentar a produtividade, além de elevar a qualidade de todos os processos dentro da empresa. Afinal, a comunicação passa a ser mais rápida, fácil e eficiente. Um exemplo bastante eficiente para rede social corporativa é o Workplace, que tem as mesmas funcionalidades do Facebook porém com foco na comunicação dentro das empresas. FONTE: brazip.com.br

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