As questões profissionais que não devem ser tratadas por e-mail
E-mail agiliza a comunicação, mas há assuntos que precisam ser resolvidos à moda antiga: pessoalmente ou, no máximo, por telefone. As razões variam, pode ser para conseguir mais a atenção de quem recebe a mensagem, para ser mais delicado ou porque a gravidade da situação exige um olho no olho. Dá uma olhada:
1. Pedir aumento de salário
Pessoalmente você tem a chance de argumentar com seu chefe sobre seus desempenhos e os lucros que traz para a empresa. Ao marcar uma reunião também garante que ele reserve um tempo para conversar com você, o que não acontece quando o e-mail aparece do nada na caixa de entrada. Neste último caso ele pode simplesmente escrever como resposta "agora não é o momento" e você ficar sem uma justificativa decente ou previsão para este aumento efetivamente entrar na conta.
2. Criticar o trabalho de um subordinado
Quer coisa mais desmotivadora do que receber um retorno ruim por escrito e ser obrigado a bater o olho naquele e-mail o tempo todo? Fazer gestão de pessoas não é fácil e demanda empatia. Elogios por e-mail são bem vindos, mas quando o feedback é negativo, conversar pessoalmente ou por telefone é fundamental, a fim de que o outro profissional não se sinta desvalorizado apesar da crítica.
3. Falar mal de colega ou chefe
Não custa lembrar: O e-mail que você usa no trabalho não é seu, é da empresa, quem tem acesso ao servidor pode ler o que você escreveu. Portanto se você estiver descontente com o seu gestor ou colega de trabalho é melhor falar diretamente com eles, para tentar resolver o incômodo. Já se você só quiser desabafar faça isso pessoalmente, com amigos, sem deixar registro por escrito.
4. Chamar a atenção por uma entrega não realizada
Se for necessário falar de atitude, atrasos sucessivos por exemplo, é melhor cobrar pessoalmente porque você consegue desenvolver um diálogo. Pode ser que seu colega esteja enfrentando alguma dificuldade que será melhor explicada por fala. Agora, se esta for a única comunicação possível, no caso de fornecedores externos, a saída é ser o mais objetivo possível, abrindo o diálogo com um "Oi Fulano. Nós combinamos a entrega para hoje, houve algum problema?"
5. Pedir um dia de folga
Como no caso do pedido de aumento salarial, vale a pergunta: E se o chefe estiver em um dia ruim? Por e-mail vai ser fácil responder simplesmente um "não". além da possibilidade de ele não ver rapidamente o seu e-mail, prejudicando a organização da sua folga, caso aprovada.
Para ter mais chances de ganhar um dia livre é melhor pedir pessoalmente ou por telefone, se necessário formalizando por e-mail depois.
6. Avisar que não vai trabalhar
Salvos os casos em que a política da empresa peça o comunicado por e-mail, é menos complicado fazer isso por telefone, garantindo que seu comunicado seja recebido prontamente pelo chefe ou departamento de RH. Pior ainda que mandar um e-mail e não se certificar que foi recebido é chegar com o atestado médico no dia seguinte. comunicação é tudo!
7. Desabafar com o chefe sobre problemas pessoais
Digamos que você está com dificuldades em cassa e precisa chegar mais tarde. Marque uma hora para conversar pessoalmente com seu chefe e explicar o cenário. Contar sobre a vida pessoal pelo e-mail do trabalho pode impedir que ele compreenda a gravidade da situação. Falar sobre aquilo que está incomodando pode também ser um alívio e, com sorte, você até escuta um bom conselho.
FONTE: estilo.uol.com.br