Indicativos apontam retomada de postos de trabalho no Brasil para o segundo semestre
Os setores da industria, construção civil e serviços impulsionaram as contratações com carteira assinada em janeiro deste ano, conforme dados divulgados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho.
O saldo do mês, referente à diferença entre admissões e contratações é quatro vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado no Paraná, segundo dados divulgados pelo governo local.
Ainda de acordo com o governo, a industria da transformação, um dos setores mais afetados pela crise, obteve saldo positivo em janeiro, sendo o setor que mostrou a melhor reação. Logo atrás vem a construção civil, os serviços, a agropecuária e o segmento extrativo.
As contribuições negativas foram apenas do comércio e da administração pública, tendo mais vagas encerradas do que abertas.
Na industria o resultado foi puxado principalmente pela industria têxtil do vestuário e artefatos de tecido, produtos farmacêuticos, veterinários e de perfumaria.
No setor de serviços, destaque para comércio e administração de imóveis, valores mobiliários e serviços técnicos, além de serviços de alojamento, alimentação, reparação, manutenção e redação.
De acordo com o ministério do trabalho, nove estados brasileiros fecharam janeiro com desempenho positivo no saldo de empregos, sendo os quatro primeiros Santa Catarina, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná.
Entre as regiões metropolitanas dos nove estados com desempenho positivo destacam-se Curitiba com melhor resultado e Porto Alegre em segundo lugar.
Fonte: Portal G1