Setembro Colorido - Mês de conscientização
Acompanhando a primavera, setembro possui diversas cores que representam suas campanhas de conscientização. 🍃🍂
Pensando na importância da conscientização acerca das campanhas abordadas no mês de setembro, a GP Temporários preparou um conteúdo especial explicativo sobre cada campanha. Buscamos assim, compartilhar conhecimento e informações sobre o assunto, com a esperança de que a discriminação direcionada a essas causas diminua cada vez mais!
Vem conferir ➡️
SETEMBRO VERMELHO:
Celebrado em homenagem ao Dia Mundial do Coração, comemorado em 29 de setembro, o setembro vermelho tem como objetivo divulgar a causa e conscientizar a população a respeito dos problemas cardiovasculares, uma vez que meio bilhão de pessoas em todo mundo sofrem com os mesmos.
No Brasil, há 14 milhões de pessoas com doenças cardiovasculares, responsáveis por mais de 30% das mortes do país.
SOBRE O LAÇO: O laço vermelho foi escolhido por representar as doenças cardiovasculares, principal causa de morte no mundo nos últimos 20 anos, segundo a OMS.
COMO PREVENIR? Os exames de check-up do coração são essenciais para evitar a ocorrência ou agravamento de condições que poderiam ser prevenidas ou amenizadas. Confira outras formas de prevenção:
ter uma dieta saudável e equilibrada;
praticar atividades físicas regularmente;
não fumar;
evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
minimizar o estresse;
tratar as comorbidades;
ir às consultas médicas periódicas.
SETEMBRO VERDE:
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado em 21 de setembro. Seu objetivo é conscientizar a população quanto à necessidade e a importância de todos sermos agentes de mudança para uma sociedade mais inclusiva.
No Brasil, apesar de formarem uma grande parcela da população (24% - segundo censo do IBGE) e de existirem leis que obrigam as empresas a fazerem a inclusão, apenas 0,9% das carteiras assinadas são de PCDs.
SOBRE O LAÇO: O laço na cor verde representa o conceito de florescimento e frutificação dos direitos como processo de consolidação dos mesmos.
COMO CONTRIBUIR? Lutar contra o preconceito que as pessoas com deficiência sofrem é uma tarefa de todos! Você pode contribuir:
se aprofundando no tema da inclusão;
ouvindo/lendo/consumindo conteúdo de pessoas com deficiência;
repensando suas falas e excluindo expressões capacitistas do vocabulário;
realizado o quiz "Será que sou capacitista?" e acessando o guia completo anticapacitista, ambos desenvolvidos pela @causeiobem. Acesse o Instagram @causeiobem e clique no site disponível na bio!
SETEMBRO AZUL:
No mês da visibilidade da comunidade surda são comemoradas as lutas e conquistas da comunidade surda no mundo. O movimento dedica-se em manter viva a Língua de sinais e a Cultura Surda, além da luta constante pelo direito à educação de qualidade para a comunidade surda. O mês de setembro foi escolhido por abordar várias datas importantes para a comunidade surda, como:
6 a 11 de Setembro de 1880: Congresso de Milão;
20 a 26 de Setembro: Semana Internacional dos Surdos;
30 de Setembro: Dia Internacional do Surdo e do profissional tradutor e intérprete.
SOBRE O LAÇO: O laço na cor azul remete a um passado cheio de opressões, onde na 2ª Guerra Mundial eram amarradas fitas azuis em pessoas com deficiência para diferenciá-las das demais. A cor foi ressignificada, e hoje é símbolo de orgulho.
COMO CONTRIBUIR? Devemos todos ser agentes de mudança para a construção de uma sociedade mais inclusiva!
aprenda libras, principalmente se a pessoa surda for um familiar!
procure instituições que considerem o uso e o ensino de Libras;
considere sempre a experiência da pessoa surda;
informe-se sobre os direitos garantidos por lei à pessoas surdas.
SETEMBRO AMARELO:
O dia 10 de Setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo, e em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”.
O suicídio é o resultado de uma convergência de fatores de risco genéticos, psicológicos, sociais e culturais e outros, às vezes combinados com experiências de trauma e perda. No Brasil são registrados cerca de 12 mil casos todos os anos.
SOBRE O LAÇO: A cor amarela foi inspirada na cor do Mustang do jovem estadunidense, Mike Emme. Sua triste história revelou a importância da criação do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
COMO PREVENIR?
Saiba reconhecer os sinais;
Faça do bem-estar mental uma prioridade em sua vida;
Saiba que existe ajuda e que a recuperação é possível;
Fique atento às pessoas ao seu redor.
Pergunte se a pessoa está pensando em suicídio e escute sem julgar. Deixe a pessoa falar sem interrupção e faça com que ela se sinta ouvida. Responda com gentileza e cuidado. Leve a pessoa a sério. Acompanhe a pessoa e ofereça apoio na transição da crise para a recuperação.
SETEMBRO LILÁS:
O dia 21 setembro é o dia mundial do Alzheimer, data em que se relembra a necessidade de conscientização da sociedade, sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado ofertado, bem como do apoio e suporte aos familiares e cuidadores. O tema da campanha desse ano é "vamos conversar sobre demência".
Segundo a OMS, estima-se que, existam no mundo em torno de 50 milhões de pessoas com demência e apontam, que este número deverá triplicar nos próximos 30 anos.
SOBRE O LAÇO: A cor roxa no laço veio dos símbolos de entidades que lutaram para implantar o mês de sensibilização, como a Alzheimer’s Disease International (ADI) e a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz).
COMO PREVENIR? Alguns hábitos e cuidados podem ajudar a prevenir o seu aparecimento e devem ser praticados durante toda a vida:
manter-se cognitivamente ativo;
com leituras e aprendendo coisas novas;
praticar atividades físicas regularmente;
evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
evitar o hábito de fumar;
ter sono de boa qualidade;
ir às consultas médicas periódicas.
E aí? Gostou de aprender um pouco mais sobre as campanhas de conscientização do mês de setembro?
Lembramos que essas são apenas algumas das várias causas essenciais celebradas ou homenageadas nesse mês. Como agentes de mudança para uma sociedade mais inclusiva, devemos todos pesquisar e nos manter conscientes, assim como compartilhar conhecimentos relevantes, verdadeiros e que possam contribuir para a causa, com os demais.
Comments