Guia para uma gestão eficiente: 2022


Após um ano tão movimentado e de repentinas mudanças no mercado de trabalho e na maneira de trabalhar, é chegada a hora de colocar em prática os planejamentos feitos para o ano de 2022. É nessa hora também que os líderes ou gestores podem encontrar seus maiores desafios: Como ser um líder eficiente? E como encarar o ano que vem pela frente?

O receio de novos imprevistos ou transformações no mercado pode fazer com que os líderes se sintam de mãos atadas na hora de tomar decisões significativas para empresa.

Para auxiliar nesse processo, a GP Temporários decidiu criar um miniguia como forma de direcionamento a uma boa liderança, mesmo em tempos de grandes modificações.

 

Por onde começar?

É fato que a cada dia mais se multiplicam as informações que chegam a nós. Seja pela TV, computador, celular ou qualquer um dos diversos meios de comunicação disponíveis, diariamente recebemos uma enxurrada de conteúdo, e nos encontramos estagnados, sem saber que direção seguir.

Por conta disso, elaborar e tirar nossos planejamentos do papel pode parecer algo impraticável, porém devemos dar o primeiro passo, e apenas começar! Sempre teremos incertezas, o importante é definir nossas prioridades para não nos perdemos no caminho.

Com isso em mente, a GP Temporários elencou em 3 tópicos as principais tendências para o mercado de trabalho em 2022, e com elas explicações e possíveis soluções. Segue o fio!

 

1. Diversidade:

Não há mais espaço para empresas com colaboradores sósias. A diversidade chegou e veio para ficar! E com ela chegam novas perspectivas.

Investir na contratação de trabalhadores de diferentes crenças, etnias, gêneros, idades etc., não só é um dever moral de um cidadão que faz parte uma sociedade democrática, como também é um investimento com garantia de retorno no futuro. Apenas a troca livre de diferentes ideias pode garantir soluções eficientes e que possam ser aplicadas a todos. Quanto maior a diversidade dentro de uma empresa, mais abundantes e de melhor qualidade serão as respostas que ela obtém para seus problemas.

As empresas e seus líderes devem dedicar-se a contratação e a inclusão desses trabalhadores, promovendo programas e treinamentos que incentivem a conscientização geral, desenvolvendo um ambiente seguro, saudável e acolhedor, com funcionários satisfeitos e que se sintam verdadeiramente parte das empresas, e consequentemente mais motivados em suas tarefas.

 

2. Futuro:

É inevitável ficar ansioso diante do futuro, e isso com certeza se fortalece em tempos de grandes transformações. Muitas empresas por conta das exigências de final de ano, ou mesmo pelo receio de planejar e falhar, ainda não estabeleceram seus objetivos para esse ano.

Realmente não há como adivinhar quais serão as novas demandas do mercado de trabalho, porém ao imaginarmos possíveis cenários nos espelhando em nossa situação presente, criamos um ponto de partida para acharmos as possíveis soluções. Assim, apesar de não serem previsões cem por cento concretas, quanto maior a quantidade de cenários, mais abrangentes e adaptáveis serão as respostas obtidas.

Os líderes e sua empresa devem focar em manter a flexibilidade como princípio, com isso, independente da situação estarão dispostos a aprender com as adversidades e assim enfrentá-las. Enxergar os imprevistos como oportunidades de aprendizado é a melhor saída para o crescimento, pois além de gerar um ambiente com menos conflitos, também nos permite expandir nosso aprendizado para mais do que somente nossas áreas de atuação.

Dentre as prováveis mudanças que ocorrerão no mercado em 2022, estão o aumento da modalidade de trabalho remoto, ou mesmo híbrido; o aumento da contratação de trabalhadores temporários; e a saúde mental do colaborador colocada como prioridade.

 

3. Habilidades:

Apesar da criação dos cenários hipotéticos, certamente restam coisas que são impossíveis de prever, assim como é impossível seguir à risca todas as novidades que surgem no mercado de trabalho. Muito tempo e dinheiro são perdidos pelas empresas na tentativa de desenvolver as habilidades ideais, que apenas talvez, gerem algum crescimento para elas. Mas por que não focarmos então em desenvolver nossa habilidade de aprender?

Devemos ser flexíveis e aceitar que nem sempre vamos saber de tudo. Mesmo aquela pessoa que possui como base as melhores formações, vamos usar o RH como exemplo nesse caso, pode não saber responder questões sobre gestão de pessoas, por exemplo. A única maneira de garantir uma equipe eficiente e constantemente atualizada é reforçando sua capacidade de aprender novas coisas.

Colaboradores dispostos e que possuem o apoio para ampliar seus aprendizados são muito mais eficazes do que aqueles que se mantém engessados apenas às suas experiências. Para que isso aconteça, os líderes devem motivar seus colaboradores a manter a busca pelo conhecimento constante, precisam estar inclinados a entender as particularidades de cada colaborador para assim desenvolver e aplicar estratégias de incentivo realmente eficientes.

É muito mais saudável e próspero manter uma equipe que se completa em seus aprendizados do que uma equipe competitiva onde seus membros estão lutando pelo seu espaço.

 

Por fim,

Apesar das exigências do mercado de trabalho serem grandes e em constante mutação, podemos nos manter promissores ao desenvolvermos estratégias que se adaptem e abracem as mudanças que estão sempre batendo à nossa porta.

A GP Temporários e Efetivos, pode te ajudar a controlar os imprevistos de sua empresa, estamos sempre à disposição para apoiá-lo nos momentos de maior emergência. Já conhece nosso trabalho?

Atuamos há 24 anos na área de Recursos Humanos, com o agenciamento de mão de obra temporária, recrutamento e seleção de vagas efetivas e terceirização de serviços! Sabe quando aquele colaborador, peça chave sai de licença e você não sabe o que fazer? É nesse momento que você chama a GP!

Vem conhecer nosso trabalho, é só clicar no botão!


 


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square