top of page

Como transformar uma oportunidade temporária em uma contratação efetiva?

Para quem está em busca de um emprego, conquistar uma vaga temporária pode ser uma boa opção. Além de ser uma forma de entrar no mercado de trabalho, a vaga temporária também pode ser uma porta de entrada para conquistar uma vaga efetiva na mesma empresa.


A Associação Brasileira do Trabalho Temporário estima que em 2022 foram ofertadas cerca de 1 milhão de vagas temporárias em todo o país. O sucesso da Black Friday, as comemorações festivas de fim de ano e a Copa do Mundo são fatores que contribuíram significativamente para o aumento da demanda de mão-de-obra temporária no último ano. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a previsão é que, em 2023, o Carnaval seja o principal responsável pelas contratações temporárias no Brasil, criando 24.6 mil novas oportunidades, logo no início do ano. A CNC também projeta que o turismo tenha um aumento de 4% no país durante o Carnaval, com mais de seis milhões de foliões viajando para participar das comemorações.



Em relação a 2022, o aumento é de 62% no número de vagas. Já na comparação com 2021, o salto é de 284%. São 9,4 mil postos a mais do que em 2021. As funções com maior demanda devem ser cozinheiros (4,4 mil), auxiliares de cozinha (3,45 mil) e profissionais de limpeza (2,21 mil). Então, como conseguir uma vaga, e transformar um emprego temporário em algo permanente?


A seguir, listamos algumas dicas de como fazer sucesso no processo de seleção e como demonstrar comprometimento e eficiência para conquistar uma colocação definitiva:



1 - PRÓ-ATIVIDADE E FEEDBACKS: SEUS MAIORES ALIADOS


Uma vez que seja aprovado para a posição desejada, é importante que se dê o seu melhor para garantir a efetivação. Estão entre os fatores mais valorizados o empenho, a criatividade na busca de soluções, o comportamento adequado dentro da empresa, a capacidade de se adaptar e ser flexível, a iniciativa e a organização, bem como a capacidade de interagir e se relacionar com indivíduos de outras áreas.


Demonstre interesse em se tornar parte permanente da empresa. Faça isso com cuidado e profissionalismo, tentando aperfeiçoar suas entregas, entre outras habilidades. Uma estratégia eficaz para melhorar suas competências é solicitar feedbacks, por exemplo.



2 - FIQUE ATENTO AOS SEUS MEIOS DE CONTATO


Durante o processo de seleção, é importante que você fique atento a qualquer comunicação feita pelo recrutador. Normalmente, as interações são realizadas via e-mail ou por meio de chamadas de voz ou mensagens do WhatsApp. Esta recomendação é relevante, pois em processos automatizados você é avisado imediatamente a cada etapa, podendo se tratar de uma entrevista virtual, presencial, testes adicionais ou até mesmo da boa notícia de que foi aprovado.



3 - SEJA PONTUAL E DEMONSTRE INTERESSE


Chegando o momento de se apresentar ao recrutador, é necessário adotar algumas medidas fundamentais, como mostrar empenho, pontualidade e educação. Além disso, um jeito de mostrar interesse na oportunidade é pesquisar sobre a empresa, coletando informações a respeito da atuação dela no mercado. Quando o entrevistador oferecer a oportunidade de esclarecer dúvidas, o candidato deverá se aproveitar dela para tirar suas próprias questões e expor sua curiosidade sobre a companhia e a atividade profissional.



4 - MANTENHA SEU PERFIL DO LINKEDIN ATUALIZADO


É importante manter o Linkedin sempre atualizado. A plataforma digital serve como um veículo para aqueles que estão buscando uma oportunidade de emprego, além de ser uma fonte importante para os recrutadores. Por isso, o perfil deve ser regularmente atualizado, não somente durante o momento de candidatura a uma vaga.


Quem busca uma oportunidade de emprego deve ter em mente que haverá profissionais responsáveis pelo processo de seleção em busca de candidatos qualificados para serem entrevistados. Logo, quanto mais claras forem suas experiências anteriores, mais chances haverá de ser convidado para participar da entrevista. Por conseguinte, é fundamental não somente se destacar na apresentação, mas também salientar todas as habilidades e competências desenvolvidas, cursos realizados e desafios conquistados.



5 - PREOCUPE-SE EM PREENCHER SEU PERFIL CORRETAMENTE


Ao selecionar uma vaga, é fundamental preencher o seu perfil profissional por completo. É necessário certificar-se de que todos os dados solicitados pelo empregador estejam incluídos e atualizados. O seu currículo deve ser robusto e uma carta de apresentação atraente deve refletir seus objetivos, seus feitos e projetos nos quais já participou. Dessa forma, suas chances de ser convidado a um processo seletivo serão ampliadas.



Aproveite a folia e as festas de Carnaval para conquistar a sua chance! Acesse nosso site e tenha acesso a múltiplas oportunidades atualizadas semanalmente. Temos diversas vagas disponíveis espalhadas pelo Brasil, então não fique de fora!


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page