© 2018 GP Temporários

Faça parte da nossa rede
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
Onde estamos
Fale conosco

Rua Ramiro Barcelos, 630

Sala 819 - Edifício Design Office Center

Bairro Floresta - Porto Alegre, RS

51 3778 0000
Atendimento de Segunda à Sexta-Feira

Das 9:00 às 18:00

Produzido e Mantido por FSTN Marketing

Saiba como conciliar trabalho e freela para garantir uma grana extra

27/12/2017

No turno da manhã, Rebeca Bastos trabalhava na redação de um site de notícias da capital. À tarde, por volta das 15h, ela já assumia outra função: fazia assessoria de imprensa e gestão de redes sociais como freelancer. Assim como ela, milhares de trabalhadores buscam conciliar um trabalho regular com um freelancer. E mais, uma pesquisa do site trampos.co aponta que quase metade desses profissionais, cerca de 42%, só assume uma segunda atividade nas horas vagas do trabalho fixo.

 

Para Técia Caetano, master coach da SBCoaching, o primeiro passo para conciliar o fixo e o temporário é ter foco. Isso significa que no ambiente de trabalho as demandas do freela não devem aparecer, e vice-versa. “Sei o que tenho que entregar e quais os meus objetivos em cada trabalho, então preciso estar 100% lá”, explica. Apesar de parecer fácil, Técia diz que algumas pessoas têm dificuldade em colocar isso em prática por falta de clareza nos propósitos que quer atingir — desde fazer uma reserva financeira até ganhar experiência.

 

Outro fator que auxilia a equilibrar as duas atividades é assumir o freela com a mesma responsabilidade de um trabalho fixo. Isso inclui desde definir um horário para a atividade até a escolha da roupa que vai usar para fazer as tarefas, mesmo que o ambiente seja a própria casa. Gustavo Mota, diretor-executivo da We Do Logos, site que faz intermédio entre designers e microempresários, diz que “o freela não pode ser encarado como um trabalho qualquer, amador”. Portanto, a palavra-chave é planejamento.

 

Christian Barbosa, especialista em gestão de tempo e produtividade, acredita que para organizar bem os ciclos de cada trabalho é necessário registrar as tarefas. “Algumas pessoas preferem agendas de papel; outras, aplicativos e softwares. A plataforma é o que menos importa, desde que haja atenção para não esquecer de registrar nenhuma atividade”, explica. De acordo com o especialista, dessa maneira será mais fácil visualizar e mensurar o volume de afazeres e prazos.

 

CORPO SADIO...

 

Diante das cobranças do trabalho no dia a dia e uma caixa de e-mail cheia de oportunidade de freelas, é comum que a mente falhe e o corpo acompanhe. Para evitar stress e exaustão, a palavra de ordem também é equilíbrio. Em todos os casos, Técia indica fazer atividades físicas. “Esse tipo de atividade te dá muito mais energia e disposição para viver os desafios e realmente ter um foco”, defende. Alimentação balanceada, água e momentos de lazer também não devem ser negligenciados.

 

Rebeca sabe isso de cor e salteado. Há quatro meses, ela conseguiu um novo trabalho fixo com a carga horária  de 40 horas semanais. Se quisesse conciliar os freelas, dificilmente ela não sairia exausta. “Às vezes eu tinha sobrecarga. Não dava tempo de fazer tudo, dormia pouco e acordava ainda mais cansada. É um ciclo vicioso que afeta até a própria produtividade”, lembra. Hoje, sabendo que a situação poderia se agravar — inclusive no que diz respeito a descumprir os prazos e se queimar com os clientes — ela abriu mão dos freelas e assumiu apenas o fixo. Para tomar essa decisão, é preciso autoanálise.

 

PASSOS PARA ADMINISTRAR BEM UMA JORNADA DUPLA

 

Prioridades: Você tem um trabalho fixo durante a manhã e faz freelas no período da tarde? Tenha essa escala definida e divulgue, inclusive, para os seus clientes. Assim, eles saberão quando podem te contactar.

 

NÃO LEVE TRABALHO PARA CASA

 

E não leve freela para o trabalho. Se dedique àquilo que está fazendo e não misture as atividades. Isso só causará confusão.

 

VISTA A CAMISA DE FREELA

 

Se você trabalha em casa, isso não quer dizer que vai passar o dia de pijama, comendo pipoca e fazendo as atividades. O freelancer tem as mesmas responsabilidades de qualquer outro trabalhador.

 

DIGA "NÃO"

 

Recebeu vários e-mails com oportunidades de freela e já quer pegar todos? Analise com calma se vale a pena. Às vezes você pode deixar de cumprir prazos por causa disso.

 

EMBOLOU O MEIO DE CAMPO

 

O prazo do freela está na porta e você sabe que não conseguirá cumprir. Sinalize ao seu cliente com justificativa e evite que isso aconteça novamente. Não vale entregar um trabalho malfeito apenas para cumprir o prazo. O ideal é ser sincero.

 

SAÚDE

 

Com uma jornada de trabalho dupla, às vezes a saúde fica de lado. Não negligencie, afinal água e alimentação são essenciais para a produtividade — e, claro, se manter em pé. Aposte em exercícios físicos também.

 

CRONOGRAMA

 

Diariamente, faça um cronograma das suas atividades. Reveja sempre qual o deadline e acompanhe o andamento das tarefas.

 

FERRAMENTAS

 

Se gosta de  tecnologia, aposte em aplicativos no celular ou tablet; se prefere algo mais simples, use um bloquinho de papel ou um cartaz. A única exigência é que você utilize alguma ferramenta para visualizar atividades e prazos.

 

HORA DE LAZER

 

Não esqueça de separar na agenda momentos para sair com os amigos, ver a família e se dedicar a outras atividades. Esse será um estímulo para você conseguir cumprir as tarefas dentro do prazo e não se atolar.

 

FOCO

 

Diante de tantas demandas pode acontecer de ter dias que o foco não aparece. Procure ferramentas ou técnicas que te auxiliem, como a Pomodoro. Nela, você trabalha 25 minutos e tem uma pausa de 5. A cada 4 ciclos, a pausa é maior: de 30 minutos. Adapte à sua situação.

 

FONTE: correio24horas.com.br

Trabalho Temporários no Brasil

Please reload

Posts Em Destaque

Quais os benefícios do trabalho temporário para empresas e trabalhadores

May 4, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo