© 2018 GP Temporários

Faça parte da nossa rede
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
Onde estamos
Fale conosco

Rua Ramiro Barcelos, 630

Sala 819 - Edifício Design Office Center

Bairro Floresta - Porto Alegre, RS

51 3778 0000
Atendimento de Segunda à Sexta-Feira

Das 9:00 às 18:00

Produzido e Mantido por FSTN Marketing

Qual é o papel da liderança na motivação da equipe?

26/02/2018

Líder é uma pessoa que é capaz de monitorar e liderar um determinado grupo de pessoas assim podendo alcançar os propósitos da empresa. É de grande importância em uma organização o papel do líder, é nessa pessoa que os liderados irão se influenciar.

A liderança pode motivar ou desmotivar uma equipe através de sua comunicação e estratégias utilizadas. O líder deve possuir a competência de esclarecer os caminho e os objetivos no âmbito organizacional de forma a trazer benefícios para sua empresa.
 

 

Para acaudilhar um grupo de pessoas é preciso mesclar os três estilos de liderança que são eles Autocrático, Liberal e Democrático, deste modo fica flexível orientar e se adaptar ao ambiente.

Outro ponto importante na produtividade de uma empresa é a motivação, esta é conceituada como a forma de comportamento humano no qual pode ser estimulado por razões e necessidades que são sentidas no consciente e inconscientemente.

Assim fica claro a importância em conhecer os estímulos que cada um necessita para manter a equipe motivada. Um líder que sabe como motivar seus funcionários demonstra técnica e competência em explorar o comportamento humano a favor da equipe ampliando a produtividade e lucro de sua empresa. Sabemos que manter a motivação é um grande desafio e para isso é preciso conhecer o que provoca as sensação de bem estar de cada um.

 

Neste prisma, o presente estudo teve como objetivo identificar e relacionar o estilo de liderança como forma de motivação dos funcionarios em uma empresa privada de prestação de serviços florestais localizada no municipio de Itararé-SP.

 

Referencial Teórico

 

Liderança é uma forma de influenciar e gerenciar um grupo de pessoas, com isso sendo possível alcançar objetivos propostos pela organização. Neste sentido, “um líder é uma pessoa que lidera e influência o comportamento de um ou mais liderados, assim ele tem poder de motivar ou desmotivar os colaboradores”, tornado – se um papel importante na gestão de pessoas.

Nesse aspecto Bergamini, cita que “liderança é influencia pessoal, exercida em uma situação e dirigida através do processo de comunicação”. Ressalta ainda que influenciar dentro das organizações é determinante para motivação dos seus seguidores.

Tratando a liderança como forma de influenciar as pessoas, como mostra os autores, onde ele pode controlar e dirigir suas ações podendo assim estimular os funcionários com objetivos que favorecem o clima no ambiente de trabalho.

 

Assim sendo um trabalho em equipe com satisfação para os dois lados é imprescindível que haja um bom líder. Para que as pessoas possam trabalhar satisfatoriamente em equipe elas precisam de liderança. A liderança constitui uma necessidade típica do trabalho em equipe.

A liderança um processo de função, papel ou tarefa onde é desempenhada por qualquer pessoa, sendo ela responsável por um grupo e com metas a serem cumpridas.

 

Observar o comportamento de sua equipe é importante para o líder, onde ele sempre vai conseguir orientar de forma produtiva dentro de uma organização. O líder deve esclarecer e indicar o caminho e estruturar as estratégias de mudanças, negociando os objetivos da organização e oferecendo as condições necessárias para alcançar os objetivos e as metas dos colaboradores.

Torna – se importante um gerente ou proprietário de uma empresa ser esclarecido e apto a mudanças do cotidiano sabendo assim conduzir seus liderados.

 

Sendo assim o sucesso ou fracasso nas empresas é responsabilidade de seus gerentes onde a dedicação e a integridade é fator primordial na condução de pessoas.

A responsabilidade pelo desenvolvimento das pessoas recai sobre o líder. E isso significa mais do que apenas ajudá-las a adquirir habilidades profissionais. Os melhores líderes ajudam os liderados não só em relação à carreira, mas também em relação à vida pessoal. Eles os ajudam a se tornar pessoas melhores, e não apenas bons profissionais. Os líderes potencializam os liderados. E isso é muito importante, pois promover o crescimento das pessoas gera crescimento para a organização.

 

FONTE: administradores.com.br

Trabalho Temporários no Brasil

Please reload

Posts Em Destaque

Quais os benefícios do trabalho temporário para empresas e trabalhadores

May 4, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo