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Organização voltada para os colaboradores

25/05/2018

Com as mudanças ocorridas nas últimas décadas, relacionadas, por exemplo, à tecnologia; gestão organizacional; novos produtos e novos clientes, os colaboradores, principalmente das organizações bem-sucedidas, deixaram de ser vistos apenas como quem executa tarefas e passaram a ser visto como o meio para o alcance do sucesso organizacional.

 

Em razão da importância dos colaboradores torna-se necessário o contínuo incentivo ao seu desenvolvimento e aperfeiçoamento, seja por meio de estudo, oportunidades de participações nas decisões estratégicas da organização. Outro fator relevante é o incentivo ao trabalho em equipe, bem como o estímulo ao sentimento de responsabilidade e pertença, fazendo com que o colaborador se sinta responsável pelo alcance de metas e resultados no curto médio e longo prazo.

 

De acordo com Bohlander Snell o número de empregos que exigem menos conhecimentos e habilidades está diminuindo, enquanto os que exigem maior qualificação e conhecimento cresce e quando as organizações utilizam as pessoas como forma de estratégia para o seu crescimento, torna-se necessário um maior investimento do desenvolvimento de seus colaboradores.

 

Em razão da importância dos colaboradores, o processo de recrutamento e seleção, torna-se essencial para poder inserir talentos nas organizações. É também importante o papel, principalmente da área de gestão de pessoas no que se refere à gestão destes talentos, pois assim, por meio de um contínuo aperfeiçoamento, desenvolvimento e ambientação, haverá um bom relacionamento entre os membros da organização e o favorecimento para o sucesso organizacional. Ainda de acordo com Bohlander Snell “As pessoas precisam sentir que são membros de uma organização, não que apenas trabalham nela”.

 

Quando há uma distância muito grande entre os gestores e os seus colaboradores, ocorre uma tendência ao distanciamento o que leva a separar e afastar as pessoas cada vez mais, ou seja, não há a criação de laços e vínculos e é importante que um gestor tenha contato direto com seus colaboradores, conversando com cada um, fazendo um levantamento de suas necessidades, bem como de suas críticas e sugestões, pois o feedback será útil para melhorar todo o processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento que deve ser contínuo, gerando uma maior competitividade, lucratividade, qualidade e satisfação no trabalho.

 

FONTE: administradores.com.br

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