O que significa ter uma equipe engajada

Conseguir manter uma equipe motivada traz inúmeros benefícios para um negócio. A produtividade aumenta consideravelmente, os funcionários se sentem engajados e dão o seu melhor para atingir os objetivos e metas da empresa, os clientes percebem a dedicação e o cuidado no trabalho e acabam sendo fidelizados.

Mas afinal, o que exatamente é uma equipe bem motivada? Qual a diferença da motivação dos colaboradores e da satisfação? Quais são os fundamentos que fazem engajam funcionários de maneira efetiva e os mantêm dessa forma a longo prazo? Nesse artigo você vai entender como trabalhar o engajamento de equipe na empresa é importante para o sucesso do seu negócio.

O QUE FAZ UMA EQUIPE MOTIVADA?

Enquanto muitos pensam que a satisfação dos funcionários é a grande responsável pela motivação da equipe, a realidade é outra: colaboradores satisfeitos nem sempre estão motivados. O verdadeiro engajamento envolve mais do que a identificação do colaborador com a empresa, seus relacionamentos, recompensas, e o valor do salário – embora esses fatores sejam também importantes. Mais do que satisfeita, uma equipe engajada tem funcionários que compreendem fazer parte de algo maior – com objetivos comuns que devem ser atingidos -, têm papéis bem definidos com metas específicas e perspectiva de crescimento constante, podem desenvolver ideias e projetos com autonomia e responsabilidade, e identificam um senso de colaboração dentro do ambiente de trabalho. O ENGAJAMENTO É A NOVA FILOSOFIA CORPORATIVA. No momento atual do mundo corporativo, a busca pelo engajamento é a filosofia que muitas empresas buscam incorporar. Já se passou o tempo onde as atividades de trabalho eram rotineiras, imutáveis e repetitivas, o mercado de trabalho exige profissionais com dinamismo, criatividade, e visão sistêmica. Tais características não são construídas apenas com incentivos e tapinhas nas costas, é preciso que os profissionais da sua empresa realizem tarefas com propósito e significado pessoal, identifiquem um vínculo emocional com o trabalho. As práticas que fazem com que as empresas consigam criar engajamento nas equipes envolve um processo de amadurecimento do profissional e reconhecimento por mérito. Conscientização sobre o negócio e treinamentos sobre os processos e métodos da empresa são os primeiros passos do funil de gamificação para criar engajamento na equipe. GAMIFICAÇÃO GERA ENGAJAMENTO.

Uma das formas que muitas companhias encontram para gerar engajamento da equipe é o uso da gamificação nos processos da empresa. A gamificação cria uma metáfora entre os objetivos da organização e o esforço necessário para realizar o trabalho, fazendo que todos os funcionários consigam entender e identificar suas metas pessoais e comuns, descobrir quais são suas perspectivas de crescimento e receber reconhecimento por suas realizações, indo além de benefícios monetários. A Gamificação passa por várias etapas conhecidas como “funil de Gamificação”. Essa metodologia, que vai do aprendizado à formação de lideranças, permite engajar funcionários aos padrões e cultura da empresa, ao se identificarem com a organização e realizarem seu trabalho com excelência. Quanto mais o funcionário avançar pelo funil, maior será a sua qualificação e satisfação com o trabalho.

FONTE: oniria.com.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Trabalho Temporário e Recursos Humanos

Se Inscreva

(11) 3040-8889

(41) 2626-1439

(48) 3181-0386

(51) 3778-0000

© 2020 GP Temporários.  Todos os direitos reservados.