© 2018 GP Temporários

Faça parte da nossa rede
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
Onde estamos
Fale conosco

Rua Ramiro Barcelos, 630

Sala 819 - Edifício Design Office Center

Bairro Floresta - Porto Alegre, RS

51 3778 0000
Atendimento de Segunda à Sexta-Feira

Das 9:00 às 18:00

Produzido e Mantido por FSTN Marketing

Dicas para montar e distribuir currículos

23/02/2018

"O currículo é a primeira impressão que o recrutador de uma empresa terá sobre os candidatos. Com o momento político e financeiro vivido atualmente no país, é cada vez mais comum que vagas de empregos sejam pretendidas por centenas ou até milhares de pessoas. Evitar problemas já na primeira apresentação faz com que o candidato saia na frente com relação às outras pessoas que tenham o mesmo objetivo profissional.

 

 

O especialista em qualificação profissional, Eider Souza, lista dicas para montar e distribuir currículos de maneira correta, aumentando as chances de o candidato seguir para uma entrevista de emprego.

 

Formate-o de maneira inteligente

 

O currículo deve ser pensado de maneira inteligente para que o recrutador encontre todas as informações necessárias sem perder muito tempo. Um documento bem escrito, com design simples e bem organizado faz com que o candidato tenha vantagem em meio a outros tantos papéis e arquivos distribuídos por todos os que estão em busca daquela vaga de emprego. "O ideal é formatar o currículo de maneira limpa, com fontes simples e somente utilizando caracteres em negrito e itálico de maneira seletiva", explica. Apesar de parecer improvável, Souza ressanta que ainda existem currículos feitos à caneta, entregues pelos candidatos. "Causa uma impressão muito negativa para o recrutador", garante.

 

Reforce qualidades e pontos fortes

 

Além dos dados pessoais, como nome, endereço, idade e contato, colocados logo no início do documento, o especialista acha necessário que o candidato reforce as características positivas no currículo. "Mas não é fazer uma lista com o que considera positivo. O ideal é conectá-las com experiências profissionais, apontando como elas colaboram pra a tua carreira", explica. Listar no currículo as funções e rotinas dentro das empresas anteriores, por exemplo, pode ajudar o candidato em um primeiro contato com o recrutador.

 

Seja sincero e objetivo

 

"Independentemente de o quanto tu aches necessário, não minta no teu currículo. É uma atitude acima de tudo antiética e que acaba sendo descoberta uma hora ou outra do processo seletivo, podendo até mesmo arruinar a tua credibilidade com outras empresas", garante o especialista. Além disso, Souza afirma que não é aconselhável que o currículo seja muito longo e com informações desnecessárias. "O recrutador não tem muito tempo para avaliar todos os currículos. Quando pega algum documento muito grande e com dados sem necessidade, acaba descartando sem sequer ler por inteiro", ressalta.

 

Distribua de maneira inteligente

 

Eider Souza acredita que em cidades de médio porte, é um pouco mais fácil de se pensar em estratégias para distribuir currículos. Uma delas, que parece simples a primeira vista, é um dos erros mais comuns notados pelo especialista: O destinatário. "Se estou buscando uma vaga na produção de uma empresa, por exemplo, não posso de maneira alguma deixar meu currículo na mão de um trabalhador desta área para que ele repasse ao chefe do setor. Fatalmente algumas pessoas irão simplesmente descartar o documento, com medo de que eu me torne um concorrente ao cargo que ele já ocupa dentro da empresa", explica. O ideal, de acordo com Souza, é que o currículo seja entregue diretamente ao setor de Relações Humanas, para o diretor da empresa ou até mesmo para agências de emprego.

 

Outra opção é anunciar o currículo em sites e plataformas online. "Com a ascensão da internet, existem muitos portais de emprego que cobram para anunciar o currículo do candidato. As vezes um investimento mínimo neste sentido é o que falta para que o candidato conquiste a tão sonhada vaga no mercado de trabalho", afirma.

 

FONTE: diariodoscampos.com.br

Trabalho Temporários no Brasil

Please reload

Posts Em Destaque

Quais os benefícios do trabalho temporário para empresas e trabalhadores

May 4, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo