Cresce interesse de estrangeiros em trabalhar no Brasil

A crise econômica, que levou o País a índices de desemprego alarmantes - batendo a casa dos 13,7% no primeiro trimestre de 2017, segundo dados do IBGE - não abalou a vontade dos estrangeiros interessados em trabalhar no Brasil. Só no ano passado, o Ministério do Trabalho editou mais de 12 mil autorizações de trabalhos temporários ou permanentes para profissionais advindos de diversas regiões do mundo.

Os norte americanos lideram o ranking com 2.170 emissões de trabalho; na sequência os imigrantes das Filipinas, com 1.224 autorizações; e os chineses com cerca de 799. As maiores concentrações destes profissionais está na região Sudeste, onde estão situadas as principais empresas do país.

O reaquecimento da economia e a nova Lei da Migração, que entrou em vigor em Novembro do ano passado, devem intensificar a onda de trabalhadores estrangeiros chegados ao Brasil. De acordo com a advogada da BR Visa, Marta Mitico, este é um momento de transição em que empresa e governos estão se ajustando à nova determinação. A BR Visa é uma empresa especializada na obtenção de vistos e documentos necessários à entrada e permanência de migrantes no Brasil.

Entre as mudanças mais significativas implantadas pela nova lei está a extinção de visto permanente: agora vale apenas o temporário, para profissionais técnicos que desempenharão uma função por determinado período e investidores e diretores. Estes últimos, ao final do prazo, poderão requerer a residência. Outro ponto que foi descomplicado é o procedimento para obtenção de visto de assistência técnica, o qual exigia que as empresas recorressem aos consulados de cada país por onde o profissional já passou, e agora requer apenas a liberação junto ao Ministério do Trabalho, com todas as documentações digitalizadas.

As empresas costumam buscar ou aceitar trabalhadores estrangeiros quando não encontram profissionais brasileiros capacitados ou quando querem diversificar sua fonte de conhecimento, especialmente nos cargos de gestão. A retomada da economia deve gerar oportunidades para trabalhadores de todos os níveis, principalmente para projetos de infraestrutura.

FONTE: diariosdocomercio.com.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Trabalho Temporário e Recursos Humanos

Se Inscreva

(11) 3040-8889

(41) 2626-1439

(48) 3181-0386

(51) 3778-0000

© 2020 GP Temporários.  Todos os direitos reservados.