© 2018 GP Temporários

Faça parte da nossa rede
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
Onde estamos
Fale conosco

Rua Ramiro Barcelos, 630

Sala 819 - Edifício Design Office Center

Bairro Floresta - Porto Alegre, RS

51 3778 0000
Atendimento de Segunda à Sexta-Feira

Das 9:00 às 18:00

Produzido e Mantido por FSTN Marketing

Contratações de verão podem ser oportunidades para varejistas

04/01/2018

O período das festas de final de ano e o verão são épocas tipicamente boas para a economia. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) espera um aumento de 4,3% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, o que significa uma movimentação extra de R$ 34,3 bilhões. Além disso, a economia brasileira passa por um momento de retomada. O Produto Interno Bruto (PIB) do último trimestre cresceu acima do esperado e a tendência é que feche este ano em alta. Esse bom momento da economia gera, consequentemente, boas oportunidades para quem está procurando emprego, porque as empresas varejistas abrem vagas temporárias para dar conta do aumento da demanda.

 

 

A contratação de um funcionário temporário requer cuidados por parte de quem emprega. Além de estar atenta à legislação, a empresa contratante deve ter bem definidos os perfis da vaga e do funcionário que desejam. Como o contrato de trabalho é temporário, não há tempo hábil para treinar esse colaborador do mesmo modo que um efetivo. Sendo assim, é essencial ter em mãos o histórico profissional de cada candidato.

 

Por outro lado, contratações temporárias também podem ajudar trabalhadores desempregados a voltarem ao mercado de trabalho. Enquanto atuam como temporários, esses funcionários são avaliados pelos gestores que, dependendo do caso, podem contratá-los de forma efetiva ou, então, transferi-los para áreas em que suas habilidades serão melhor aproveitadas.

 

Neste sentido, o processo de contratação de temporários, que ocorre com maior frequência no final do ano, pode ser, inclusive, um recurso para que as empresas consigam entender melhor que tipo de profissional estão realmente precisando para suas demandas e que perfil estão conseguindo contratar. Além de tudo, é uma oportunidade perfeita para que a empresa consiga fazer uma espécie de "double check", tendo o temporário em experiência efetiva, por um período determinado, mas sem o dever de arcar com compromissos fiscais, tributários e administrativos que uma contratação tradicional exige.

 

Por outro lado, a contratação temporária de final de ano também pode ser uma excelente oportunidade para que o próprio colaborador entenda se aquela função e aquela empresa são o que ele buscava. Vale lembrar que a taxa de turnover no Brasil, em dezembro de 2016, chegou a 4,71%, segundo a consultoria Tendências. É sabido que essa alta rotatividade afeta a produtividade das empresas, já que elas investem em profissionais que, no fim, não são tão adequados para suas vagas ou que não se alinham tão bem com a cultura organizacional dessas corporações.

 

Em outras palavras, as contratações temporárias podem ser uma ferramenta que contribui para deixar o processo seletivo ainda mais efetivo, uma vez que permite um período de adaptação e teste para ambos os lados: profissionais e companhias.

 

FONTE: administradores.com.br

Trabalho Temporários no Brasil

Please reload

Posts Em Destaque

Quais os benefícios do trabalho temporário para empresas e trabalhadores

May 4, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo