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Confira alguns comportamentos inadequados no trabalho

29/09/2017

As empresas, grandes ou pequenas, são feitas por pessoas. E sendo assim nas corporações pode-se observar as mais diversas atitudes, inclusive aquelas que não se alinham muito com o objetivo e sendo comum, nem sempre engajadas na boa convivência entre colegas. Confira abaixo algumas atitudes que podem destruir a reputação de uma pessoa em seu trabalho e sabotar sua carreira.
 

 


1. Fofocas

A pessoa sempre está por dentro de tudo que acontece com cada colega de trabalho, fala mal do chefe, do colega e dos lugares que já trabalhou. Além de estragar o clima de trabalho e desmotivar as pessoas, este funcionário faz as outras pessoas perderem tempo com o que não devem.
Por mais que você fique sem graça, corte assunto. A pessoa fofoqueira só fala porque tem alguém para ouvir.

 

2. Falta de Educação

O seu talento não pode excluir a necessidade de seguir algumas regras de bom comportamento. Saber se relacionar com as pessoas à sua volta é fundamental para o seu desenvolvimento profissional. Postura madura e boa relação com os colegas são fundamentais no ambiente de trabalho.

 

3. Assuntos Pessoais

Procure resolver assuntos pessoais fora do horário de trabalho. Isso vale tanto para atividades que devem ser feitas fora da empresa, quanto ligações telefônicas, que ainda podem incomodar os colegas do lado, tirando a concentração de todos.

 

4. Internet / Redes Sociais / Whatsapp

Usar o e-mail do trabalho para resolver assuntos pessoais ou mandar piadinhas, ficar o tempo todo batendo papo no WhatsApp ou navegando na internet em excesso tiram o foco do trabalho e diminuem a produtividade.

5. Roupas inadequadas e Perfumes Fortes

Cuidado para não exagerar no perfume, porque o cheiro forte pode incomodar outras pessoas.
Cada empresa tem uma exigência em relação aos trajes. Enquanto Mark Zuckerberg, criador do Facebook, trabalha de camiseta, algumas empresas exigem trajes mais formais. Use roupas de acordo com a cultura da empresa e evite decotes, transparências, roupas justas, etc.

Em caso de dúvida, converse sempre com o RH da empresa.

 

É importante que haja clareza nas regras do Regulamento Interno das empresas, pois é através dele que as condutas são estipuladas e esclarecidas. A área de RH deve estar sempre aberta. Ouvir os funcionários é uma atividade muito importante, uma vez que eles têm ideias que podem contribuir para maior desenvolvimento da organização e engajamento da equipe.

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