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Como cuidar da saúde no trabalho

27/09/2017

Além de da adoção de medidas de segurança, conforme o perfil da empresa, também podemos evitar doenças e outros problemas na rotina de trabalho seguindo atitudes simples, mas que em longo prazo proporcionam uma vida mais saudável. Tanto as empresas podem incentivar a equipe, quanto os trabalhadores podem incentivar os seus colegas ao auto cuidado profissional, o que pode melhorar e muito o bem estar das pessoas, dentro e fora das empresas.

 

Exigir e utilizar os EPI's, além de atender e respeitar as demais normas de segurança do trabalho e prevenção de acidentes são atitudes essenciais para manutenção da saúde no trabalho. Mas existem alguns outros hábitos que podem agregar na preservação do bem estar, esses baseados nos 5 pilares:

1. Alimentação saudável;

2. Comportamento preventivo;

3. Atividade física;

4. Controle de estresse;

5. Relacionamento.

 

Confirma abaixo algumas dicas a esse respeito:

 

1. Observe os princípios ergonômicos: Verifique se sua postura e mobiliário de trabalho estão adequados. Preserve sempre que possível a curvatura natural da coluna. Use equipamentos de segurança (quando necessário, conforme a função) e evite permanecer muito tempo na mesma posição. No computador o topo da tela tem de estar no topo dos olhos, pés apoiados no chão e cotovelos junto ao corpo.

 

2. Faça uma pausa: Alterne tarefas ao longo do dia e evite permanecer longos períodos de tempo em uma só posição (durante longos períodos em pé, por exemplo, alterne a sustentação do corpo entre ambas as pernas. Parar alguns minutos ao longo do dia evita o cansaço mental e físico, além de melhorar o desempenho no trabalho.

 

3. Cuide da alimentação: Cerca de 80% dos casos de doenças coronarianas, 90 % dos casos de diabetes tipo 2 e 30% dos casos de câncer poderiam ser evitados com uma alimentação saudável - mais variada e nutritiva. Evite ao máximo aqueles lanchinhos da tarde com alimentos ultraprocessados (salgadinhos em pacote, refrigerante, bolacha recheada) e beba água ao longo do dia.

 

4. Pratique atividade física regularmente: Adotar um exercício físico em pelo menos cinco dias da semana, durante 30 minutos, traz mais disposição para as tarefas diárias e previne doenças do coração, circulatórias e respiratórias. Ajuda, ainda, no controle da pressão arterial e do diabetes. Melhoria do sistema imunológico, do sono e redução da ansiedade são outros benefícios.

 

5. Tenha um estilo de vida ativo: Ficar menos tempo parado é outra atitude benéfica. Fazer pequenos deslocamentos a pé, ir ao trabalho de bicicleta, trocar o elevador pela escada e levar o cachorro para passear são atitudes que podem ser incorporadas facilmente na rotina diária.

 

6. Controle o estresse: Ele faz parte de situações no dia a dia, mas é importante saber lidar. Por isso, tente resolver o problema causador do estresse de forma rápida e evite sempre que for possível situações de estresse. Organizar e planejar o dia a dia, além de abandonar maus hábitos como fumo e consumo abusivo de bebidas alcoólicas, também gera melhorias. Buscar o apoio da família e amigos e adotar técnicas de relaxamento também ajuda.

 

7. Melhore os relacionamentos ao seu redor: laços de amizade, familiares e atividades sociais fazem bem à saúde e nos ajudam a lidar melhor com a rotina. No trabalho, busque a harmonia: é onde passamos a maior parte do tempo. Cultive amizades e busque cooperar com você mesmo, com as pessoas ao seu redor e com a sociedade como um todo. Planeje seu tempo livre assim como o seu trabalho, faça novos programas e conheça lugares diferentes.

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