2022: O que esperamos para o mercado de trabalho no próximo ano?


Após um ano de tantas mudanças, diversas surpresas e acontecimentos, é perfeitamente normal que a gente se sinta paralisado, ou ao menos inseguro, em relação ao que nos espera no futuro, principalmente quando o assunto é o mercado de trabalho.

Tanto empresas quanto colaboradores tiveram de se adaptar as mais diferentes maneiras de trabalhar, realizando as famosas ‘’chamadas no Zoom’’ ou até mesmo reconstruindo seu ambiente de trabalho para que ele cumprisse as novas determinações de segurança.

Todos procuraram novas formas de se ‘encaixar’ ao ‘novo normal’ em que vivemos, mas o que nos espera após tudo isso?

Com a pandemia e o home office, o trabalhador percebeu algo que não tinha notado antes: a existência de um ambiente de trabalho confortável e até ‘familiar’ poderia contribuir para sua produtividade. Mas não apenas isso, o colaborador começou a valorizar sua saúde mental e prezar por um ambiente que facilite suas atividades e o reconheça por seu talento e esforço.

Não bastam mais os benefícios ou um bom salário para segurar um talento em sua empresa, é preciso que ele se sinta bem e parte dela. Isso quer dizer que, caso o funcionário considere que o ambiente dificulta suas tarefas e seu crescimento, ele irá atrás de outra oportunidade que preencha seus requisitos.


A sua empresa valoriza o colaborador? Como ela demonstra isso?

A empresa que se preocupa com seu colaborador e com o próprio crescimento deverá então buscar em conjunto com ele uma maneira de alinhar suas expectativas, indo além da relação patrão-empregado, para que assim ambos se sintam valorizados por seu esforço.

Seja com a implantação de benefícios flexíveis, recompensas, espaços para descanso, ou até mesmo incentivando a cooperação com outros colegas, são diversas as formas de fazer o funcionário se sentir parte da empresa, o objetivo deverá ser encontrar o melhor caminho para que ambos consigam desenvolver seus afazeres de maneira confortável e frutífera.

Outro equilíbrio que deverá ser encontrado em 2022, é entre o presencial e o home office. As empresas e colaboradores deverão encontrar uma maneira de lidar com aqueles colaboradores que desejam fazer home office 100% do tempo, aqueles que não desejam, e os híbridos.

São diversas as variantes na vida de cada trabalhador, assim como existem aqueles que não viam a hora do presencial voltar para rever os colegas e retomar sua rotina, existem também aqueles que desenvolveram melhor sua produtividade no ambiente caseiro, seja por não ter que enfrentar o desgaste do trânsito, por ter filhos ou idosos em casa. Essas variantes devem ser consideradas pois afetam também o desempenho da empresa, por que manter um funcionário em certo ambiente se ele seria muito mais produtivo em outro?


As empresas com certeza enfrentarão grandes desafios nesse próximo ano, porém seus benefícios também serão enormes se souberem trabalhar seus problemas de forma cooperativa, principalmente quando falamos de adaptação ou criação de novas maneiras de trabalho e tecnologias.

Um exemplo disso é o trabalho à distância. Com a descoberta do home office, também descobrimos que é possível trabalhar remotamente de outra cidade, estado ou até país. E isso não seria uma vantagem apenas para as empresas que tem seu leque de candidatos muito mais extenso, e que consequentemente poderiam alinhá-los de acordo com suas qualificações e os requisitos das vagas, não se restringindo aos talentos de sua região. Mas também seria benéfico para os funcionários, visto que as ofertas de vagas de emprego cresceriam consideravelmente, e eles poderiam até mesmo trabalhar e receber certificações de empresas internacionais e renomadas, sem a necessidade de mudar de cidade, abandonar a família etc.



Aproveite o momento de mudanças para se reconectar com seus colaboradores! Descubra quais suas visões de ambiente de trabalho ideal e construam juntos assim um ambiente confortável para todos!

Novas formas de trabalho estão por vir, e esse é o momento perfeito para as empresas se realinharem junto a seus colaboradores, e trabalharem para construção de um ambiente agradável para todos. 2022 será um desafio, mas também uma nova chance de formar uma realidade que seja cada vez mais a nossa cara!

A GP Temporários facilita os processos de contratação da sua empresa, com nossos processos seletivos avançados, garantimos rapidez e profissionais competentes e qualificados. Conte com a GP Temporários para atravessar qualquer mudança!








Posts Em Destaque