Gestão para supermercados - Por que é importante automatizar?
Os supermercados são estabelecimentos que possuem características interessantes do ponto de vista econômico e sociológico, se encaixando no setor de negócios tradicionais que perduram por várias gerações. Ou seja, ir ao mercado é algo que funciona muito bem para o consumidor de hoje, assim como funcionava para nossos avós. Embora seja um raciocínio simples, nos abre portas para reflexões interessantes.
Embora muito tenha se modificado em termos de modernização - pagamentos via cartão, leitor de código de barras, sistemas antifurto, câmeras de segurança, entre outras - os supermercados puderam manter sua relação com o cliente da mesma forma independentemente do passar dos tempos: Produtos a disposição a serem colocados no carrinho e passados no caixa, dando grande poder de decisão aos clientes, que buscam produtos que acabaram por ser indispensáveis ao seu dia a dia. Se pararmos para pensar, a relação do cliente com o supermercadista se dá apenas no caixa (na hora de pagar).
Com exceção (e apesar) dos óbvios encontros do cliente com os funcionários dentro do estabelecimento, é importante perceber que o supermercadista fala com seu cliente o tempo todo, seja na disposição dos produtos que ficam a altura dos seus olhos, ofertas e promoções em dias e momentos específicos, e até mesmo na hora que a padaria solta produtos quentinhos (e cheirosos).
Embora o cliente raramente perceba, ele é o tempo todo direcionado para agir de forma determinada dentro do supermercado, mesmo que não tenha nenhum funcionário ou vendedor lhe acompanhando em sua jornada de compras.
Assim, o cliente julga ter total poder de decisão. Sente-se a vontade para circular dentro do estabelecimento sem tomar conhecimento de o quanto fica satisfeito com as facilidades que encontra pelo caminho: a rapidez do atendimento, a variedade de produtos, as ofertas nos dias em que necessita e a agilidade dos funcionários. É claro que nada disso é possível nos dias de hoje sem ferramentas e processos eficientes de gestão e automatização de processos. Essa é a base para o sucesso dos supermercados.
Não é novidade para ninguém que toda empresa que almeja crescer e aumentar sua participação no mercado deve considerar primariamente as necessidades do cliente atual e sabemos que, no caso do supermercado, o fator tempo conta entre os mais importantes. A automatização de processos e a utilização de ferramentas e softwares são imprescindíveis para permitir que o cliente obtenha rapidamente o que deseja. Assim, evitar a perda de tempo (com atividades manuais, por exemplo) é fundamental para que o cliente ganhe tempo.
A automatização também permite que o supermercadista consiga integrar diferentes setores do negócio, incluindo o fornecimento de mercadorias, melhorando a comunicação e garantindo que novas demandas do cliente sejam rapidamente atendidas. Ainda pode contar com a redução de custos e de tempo para efetuar obrigações de rotina que não podem ser dispensadas.
Clientes satisfeitos são capazes de solidificar a boa reputação do supermercado, contribuindo para a atração e fidelização de clientes em potencial.
FONTE: maringa.odiario.com